A Blue Lagoon ou Lagoa Azul da Islândia é sem dúvida a atração turística mais famosa do país e consequentemente a mais visitada. Isso pode parecer um pouco assustador pra quem gosta de fugir de lugares muito turísticos e pouco exclusivos. Porém, muita calma que tem lagoa pra todo mundo e mais adiante vou explicar como ter a Lagoa Azul só pra você. Além disso, nesse post vou explicar como chegar na Blue Lagoon, quando ir e diversas informações interessantes sobre esse lugar mágico na Islândia.

Leia também

Roteiro de viagem pela Islândia

Por que viajar para Islândia no verão?

Guia de viagem para Islândia

O que fazer em Reykjavik

Tudo sobre a Blue Lagoon, a Lagoa Azul da Islândia

  • A Lagoa Azul da Islândia não é um fenômeno natural

Enquanto a Islândia é um país repleto de fontes termais naturais, a famosa Lagoa Azul da Islândia é o resultado do escoamento de uma usina geotérmica que fica ao lado.  A usina usa da bela paisagem vulcânica para produzir energia térmica e o escoamento filtrado vai direto para a Lagoa Azul. Por isso, a água da Lagoa é quente. Isso não quer dizer que seja tóxico ou perigoso, muito pelo contrário, a água pode ser excelente em diversos sentidos. Mas isso vou explicar mais adiante.

  • Apesar do nome Blue Lagoon, a Lagoa Azul não é azul

Na verdade a água tem uma cor turva, leitosa e é composta de três ingredientes importantes que são a sílica, algas e os minerais. A tonalidade azul vem da sílica e da maneira como ela reflete na luz do sol.

  • Efeitos medicinais e melhoras na pele

A composição destas águas geotérmicas é uma mistura única de ingredientes. Como por exemplo sílica, algas azuis e diversos sais e outros minerais. Por isso, a Lagoa Azul também é usada como turismo medicinal além de spa. Pessoas com rigidez e dores associadas a problemas de artrite visitam a lagoa pela capacidade de sua água mineral quente dissipar a dor e a rigidez.

Além disso, a Lagoa Azul também é procurada por seus resultados naturais de melhora em casos de psoríase. A melhora da psoríase com a água da Lagoa é mais elevado do que em um tratamento apenas com terapia de luz. Quando combinado o tratamento UVB com a Blue Lagoon, os resultados são significativos.

Estudos feitos na Lagoa Azul mostraram que sua água previne o envelhecimento precoce da pele. Em sequência, cientistas extraíram extratos de sílica e de dois tipos de algas que são dominantes, chamadas de moléculas bioativas e descobriram que a combinação aumenta a resposta de estímulo não só aos genes que previnem o envelhecimento, como também que protegem a pele. Para finalizar, a sílica também tem um efeito antibacteriano.

  • Pode destruir seu cabelo 

Todo o bem que a água da Lagoa Azul da Islândia faz pra pele, ela prejudica ressecando seu cabelo. Por isso, recomendo fazer um coque alto e não deixar seu cabelo encostar na água. Principalmente porque você não estará perdendo nada. A Lagoa Azul não é um lugar para ficar mergulhando ou nadando. As poucas partes do meu cabelo que encostaram na água, ficaram uma esponja de aço. As duchas locais oferecem muito condicionador mas ainda assim não resolve. Então não esqueça de levar algo pra amarrar o cabelo.

  • Máscaras de sílica e algas à vontade na Lagoa Azul da Islândia

Há várias estações do tipo quiosques com baldes de sílica e algas para você passar na pele e principalmente no rosto. Portanto, não se assuste quando entrar na Lagoa e ver todo mundo mascarado. Eu passei toneladas no meu rosto um milhão de vezes e sai de lá com a minha pele como jamais vi antes.

  • A Lagoa Azul tem bar

Achei genial que dentro da Lagoa Azul tenha um bar. Ou seja, você pode ficar relaxando na água e tomando drinks, vinhos, sucos e shakes. Você tem direito a uma bebida com álcool ou sem na entrada. Caso queira consumir mais, você apenas apresenta a pulseira magnética que é data na entrada e você só paga todos os extras que consumiu na saída. Além disso, há várias estações de água mineral para as pessoas se hidratarem.

  • Cheiro de enxofre

Um dos ingredientes e também propriedades curativas da água é o enxofre. Qualquer um que já tenha tido contato com enxofre sabe o cheiro horrível do mesmo. Geralmente, comparado ao cheiro de ovos podres. Por isso, você provavelmente deve estar imaginando que a Lagoa Azul seja apenas uma poça de água fedida. Felizmente, o cheiro ao redor da Lagoa não é forte e por isso, com o tempo você nem sente. Mas as vezes quando bate um ventinho dá pra sentir um pouco.

  • Você pode visitar a Lagoa Azul enquanto espera sua conexão no aeroporto

Você pode conhecer e até tomar banho na Lagoa Azul antes ou depois do seu vôo ou até durante uma conexão longa. Pois a Blue Lagoon está mais próxima do aeroporto internacional da Islândia do que a capital Reykjavik e eles oferecem transfers de hora em hora.

quando ir pra Lagoa Azul

Como chegar

A Lagoa Azul fica em Grindavík que fica apenas 20 minutos de distância do aeroporto e 45 minutos do centro da cidade de Reykjavik, a capital da Islândia. Certamente por ser um destino tão procurado na Islândia, existem várias formas de como chegar na Lagoa Azul.

Carro alugado

Se você planeja viajar e conhecer outros lugares na Islândia, eu super recomendo que você alugue um carro. As estradas são excelentes, sem movimento e muito bem sinalizadas. Sem dúvida é a forma mais prática e também barata de viajar pela Islândia. Além disso, assim como todas as atrações turísticas que visitamos lá tem estacionamento, e o da Lagoa Azul ainda é gratuito.

Transfer da Blue Lagoon 

Quando você compra seu ingresso na Lagoa azul, você pode pagar mais 40 euros e incluir o transporte de ida e volta ao aeroporto ou para seu hotel. Os transfers saem de hora em hora.

Tours comprados

Tem vários sites na internet e agências em Reykjavik que vendem o tour pra Lagoa Azul.

Dicas da Blue Lagoon Islandia

Como visitar a Blue Lagoon, a famosa Lagoa Azul 

Existem três opções para visitar a Lagoa Azul. Certamente a mais comum é comprando uma entrada que te dará acesso a Lagoa e também duchas. Outra opção é comprar uma entrada ao spa e por fim, outra é se hospedando no hotel. Essas duas últimas, dão acesso a uma parte mais exclusiva. Ou seja, você pode ter áreas da Lagoa só pra você.

Entrada para Lagoa

Existem duas opções, a opção conforto e a opção premium. A opção conforto varia em torno de 50 a 80 euros, dependendo do horário que você escolher. Quanto mais cedo você chegar, mais tempo você pode ficar na Lagoa. Nessa opção está incluído toalha, máscaras de sílica, uma bebida de sua escolha. Na opção premium, além do que está incluído na opção conforto, você receberá roupão, um segundo tipo de máscara, direito de reservar o restaurante e caso faça uma reserva uma taça de champagne.

Entrada retreat spa

Além do acesso a Lagoa, você tem acesso restrito ao spa, acesso ao restaurante e ritual de tratamento.

Hospedagem na Blue Lagoon – a forma mais exclusiva de visitar

A magnífica Lagoa Azul na Islândia oferece dois hotéis. O Silica Hotel e o The Retreat Hotel, sendo este mais exclusivo e luxuoso. Ambos são incríveis, com paredes de vidro que vão do piso ao teto e dão vista para a paisagem vulcânica do local. As suítes mais luxuosas, possuem varanda e acesso direto e exclusivo para a água geotermal.

onde ficar na Blue Lagoon Lagoa Azul da Islândia

Outras dicas importantes

Tire suas jóias ou bijuterias 

Não só seu cabelo deve evitar o contato com a água de sílica, mas também suas jóias. Caso contrário, elas ficarão descoloridas. 

Proteja seus olhos 

Assim como a sílica pode estragar metais e jóias não é aconselhável entrar com óculos. Pois mesmo não molhando, ele pode cair na água e dificilmente você conseguirá encontrá-lo pois a água é muito leitosa. Caso consiga encontrá-lo ele estará danificado. Também não é aconselhável usar lentes, pois caso ela tenha contato com a água ela também será danificada. Portanto, o ideal é tentar entrar sem nenhuma das opções. Todavia caso você não enxergue nada, o melhor é entrar de lentes e não deixar os olhos ter contato com a água.

Não cancele sua ida por causa do mal tempo 

Se você perceber que vai chover ou até nevar não deixe de ir por conta disso. Pelo contrário, afinal a água da Lagoa é aquecida então isso não vai influenciar na sua experiência ou fazer você passar frio. Afinal, toda Islândia é preparada pra isso.

Chegue com antecedência ao horário marcado

Se você tiver comprado somente as opções de entrada para a Lagoa, aproveite para chegar com antecedência. Principalmente se você tiver comprado mais para o final do dia. Porque as vezes é possível ter fila para dar entrada na Lagoa e você perder tempo do seu horário.

Blue Lagoon na Islândia

O que levar e não levar pra Lagoa Azul ou Blue Lagoon

Você não precisa levar cadeado pois todos os armários disponíveis possuem. Também não precisa levar nem condicionador nem secador para cabelo pois no vestiário também tem disponível. Obviamente, você precisa levar sua roupa de banho. Sobre a câmeras fotográficas, você pode levar mesmo que não seja GoPro. Por exemplo, eu usei minha câmera normal e deixava ao lado da Lagoa mesmo, quando terminar de tirar as fotos você pode guardar nos armários disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *