A Islândia é um país onde a natureza influenciou grande parte da sua história e cultura. E eu como uma apaixonada por lugares remotos e de natureza exuberante, sempre sonhei em conhecer a Islândia. Depois de visitá-la e descobrir um pouco da história, passei a admirar ainda mais o país. Por isso resolvi escrever um guia de viagem para Islândia, para contar algumas informações importantes e também  minhas impressões durante minha viagem para lá.

Leia também

Por que viajar para Islândia no verão

Meu roteiro de viagem pelo Círculo Dourado na Islândia

O que fazer em Reykjavik

Sempre fiquei preocupada achando que viajar pela Islândia seria muito complicado. Afinal, todas as fotos que eu via com paisagens magníficas davam a impressão de serem muito complicados de serem acessados.

Por isso, escolhi viajar para Islândia no verão. Pois pelo menos durante essa época é tudo parece ser muito mais tranquilo e simples. E realmente é. A Islândia é hoje um lugar ultramoderno onde o wi-fi é abundante, cartões de crédito são aceitos em todos os lugares e grande parte do país é alimentado por energia geotérmica.

Círculo Dourado Islândia

A mesma natureza que hoje atrai turistas do mundo todo, castigou o país no passado

Atualmente a Islândia é bem diferente do passado, um lugar castigado pela natureza e com dificuldades extremas. Aliás, a Islândia já sofreu diversas erupções vulcânicas. Uma delas em 1783 por exemplo, matou 20% da população de 50.000 homens e 80% de suas ovelhas. Além disso, ouve tempestades que varreram e afundaram os barcos usados para pesca. Tudo isso em uma sociedade feita basicamente por pescadores e agricultores.

Resumindo, a Islândia do passado era um lugar extremamente difícil de se viver. Aliás, esse passado não foi há muito tempo. Foi há apenas 45 anos atrás, que o vulcão Eldfell explodiu na  ilha de Heimaey, expelindo milhões de toneladas de cinzas, engolindo 400 edifícios e forçando a evacuação de todas as pessoas que viviam lá.

Provavelmente, você deve se lembrar do caos aéreo em 2010 causado pela erupção do vulcão Eyjafjallajoekull. Passageiros do mundo todo foram afetados, resultando na maior paralisação aérea desde a Segunda Guerra Mundial.

canions na Islandia

É seguro viajar para Islândia?

A Islândia antigamente era um lugar com longos invernos e pobreza extrema. Apesar do país continuar com longos invernos, as condições atuais são completamente diferentes em todos os sentidos. Principalmente sua economia, que apesar de ter sido uma das mais afetadas durante a crise de 2008, foi uma das que se recuperou mais rápido e agora está melhor do que nunca. Um dos fatores que ajudou na recuperação econômica do país foi inclusive o turismo.

Depois de tantas tragédias naturais e fortalecimento econômico, além do país ter outra estrutura, o governo criou campanhas de marketing para reverter a imagem do país, mostrando suas belezas naturais intocáveis e que a Islândia é sim um país muito seguro para viajar.

Por exemplo, nesse site você pode verificar avaliações dos viajantes e também guias de viagem para Islândia. Em 2016 quase 2 milhões de pessoas visitaram a Islândia e os números só aumentam. Aliás, durante o verão é preciso reservar restaurantes e hotéis com muita antecedência. Mas mesmo com tanto movimento, viajar pela Islândia ainda é muito agradável, com paisagens incríveis e de fácil acesso.

guia de turismo Islândia

Guia de viagem para Islândia – Como é fazer o Círculo dourado (Golden Circle)

O Círculo Dourado ou Golden Circle como é chamado em inglês, é a estrada que contorna toda a Islândia. Apesar das principais atrações ficarem na região sul, toda estrada é linda e muito bem sinalizada. Algumas placas informam inclusive o tempo para chegar até algumas atrações no inverno e no verão, entre outras dicas. Sinceramente, eu fiquei impressionada com a estrutura turística de lá.

Além disso, a estrada possui pontos para observar a paisagem e até áreas para piqueniques. De fato a Islândia é um país caro, por isso é muito comum turistas optarem por campervans ou acampamentos. Logo, você irá encontrar muitos campings e estrutura para isso ao longo do Círculo Dourado. Outra coisa que gostei muito, é que todos os postos de gasolina oferecem wifi gratuito e água potável.

Outro fator importantante de mencionar é que já chegando no aeroporto você encontra um guia de viagem para Islândia, com mapa e várias informações turísticas importantes.

Guia pra viajar para Islândia na melhor época

Sem dúvida, a Islândia é um lugar para conhecer em diferentes épocas do ano. Pois a estação do ano muda o país completamente. Aliás, eu diria que existem dois países diferentes, a Islândia do inverno e a Islândia do verão.

Pessoalmente, eu recomendo ir pela primeira vez no verão. Pois a facilidade de locomoção por conta da neve é bem mais fácil. Além disso, você terá um panorama das atrações e quais valem a pena voltar para ver como seria no inverno.

A parte positiva do verão é ver o sol da meia noite que é algo lindíssimo, acreditem! Além de poder ver mais atrações pois os dias são longos. Dependendo do mês é dia o tempo todo. Outra coisa positiva, é poder ver as paisagens como ela são. Pois muitos lugares não mudam muito no inverno e se resumem muito em mais do mesmo, ou seja, neve.

Já no inverno, deve ser algo mágico. Algumas paisagens devem parecer outro mundo. Sem falar na possibilidade de ver a Aurora Boreal.

Onde ficar e como se locomover

Como falei anteriormente, existem duas Islândia. Como só conheci a Islândia do verão, só posso falar com muita propriedade durante esses meses. Espero em breve, poder fazer um guia de viagem para Islândia no inverno. Sem dúvida, alugar a campervan ou um trailer é uma idéia excelente na Islândia. Pois você consegue ir “tocando a viagem”, por exemplo, ir conhecendo as atrações turísticas, que são paisagens naturais, sem precisar ficar voltando para o mesmo lugar, ou seja, hotel.

Porém, existem alguns hotéis que valem MUITO conhecer. Como o Bubble e o Deplar Farm. O Bubble é uma experiência incrível e que apesar de já ter em vários lugares, recomendo a experiência na Islândia. Porque em outros lugares dormir em uma bolha, mesmo tendo ar condicionado pode ser muito quente. Já o Deplar Farm foi o MELHOR hotel que eu já fiquei na minha vida e nada que eu fale aqui explicaria o que se hospedar lá. Sobretudo ficar hospedado em um hotel, principalmente como o Deplar Farm, foi um alívio de dias dentro de um carro.

lodge de luxo no norte da Islândia Islandia sol da meia noite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *